terça-feira, 28 de setembro de 2010
Cultura é Dilma !
Em visita à Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, local de difusão da cultura nordestina, a candidata pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, afirmou que ampliará o acesso a bens culturais e os incentivos para produção cultural descentralizada.
Segundo ela, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Lula criou linhas de financiamento para novas salas de cinema em municípios de médio e pequeno porte. Também foi aprovada uma lei que instituiu o Vale Cultura, dando aos trabalhadores recursos para consumir cultura.
“No meu governo, eu vou ampliar esse processo de acesso da população à cultura. Isso significa que a população tem que ter acesso a cinema, a biblioteca e a todos os espetáculos, da ópera clássica até as manifestações diversas dessa riqueza cultural imensa que nós temos”, comprometeu-se.
A candidata disse que não se constrói uma nação desenvolvida sem a educação e a cultura. “O nosso processo de desenvolvimento permite hoje que a gente queira não só construir um país desenvolvido, uma sociedade desenvolvida, mas que a gente queira estruturar um projeto de nação, que seja o melhor lugar para se viver. A gente tem que perceber que para fazer isso precisa de dois elementos. Um é educação de qualidade e o outro é o respeito mais absoluto para a expressão cultural, ao que você tem de identidade, que mostra a alma do nosso povo, que é a nossa cultura”, argumentou.
Produção regional - Para ela, o Brasil precisa incentivar a produção cultural regional, porque esse tipo de investimento não pode ficar centralizado.
“Temos que garantir que haja uma produção de bens culturais descentralizada, que respeite a nossa maravilhosa e fantástica diversidade cultural, tão rica quanto a biodiversidade do país. Isso significa garantir acesso a todas as regiões aos incentivos à cultura. Não pode ter incentivo a cultura centralizado, tem que ter essa diversificação pra captar essa diferença. Ela que dá condições de democracia cultural no Brasil”, explicou.
Ela destacou também o papel dos grandes centros de difusão de cultura, como o Rio de Janeiro, que serve de ponto para disseminação das culturas regionais. A Feira de São Cristóvão é um exemplo claro disso porque expressa os valores da cultura do Nordeste.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário